Afinal, qual a importância de uma identidade visual para a sua marca?

Alguém já falou para você: “Nossa, eu vi aquele filme e lembrei de você!”? Isso é sua identidade para as pessoas! As características fazem parte do conjunto que forma a sua personalidade, e assim, você tem um nome e uma imagem que te diferencia dos demais. Todos possuem características físicas e na personalidade, em que são reconhecidos por elas. Com as marcas e empresas não é diferente.

Sabe quando você sabe qual é a marca, só pelo símbolo ou a cor? Um M amarelo com um fundo vermelho, ou uma maçã mordida devem te remeter a algumas marcas. Isso é a identidade visual dessas empresas, que já são reconhecidas pelo público.

Quer saber como isso acontece? Nós vamos contar a seguir!

O que é identidade visual?

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos e visuais que refletem um nome, produto, empresa ou serviço. Eles são responsáveis por identificar e dar personalidade à marca.

Dessa forma, a marca é reconhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão. Quanto mais criativa e planejada for a estratégia, mais espaço a marca ganha no cotidiano do público. 

Existem empresas que trabalham sua identidade tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores, como é o caso do McDonald ‘s, por exemplo. 

Os principais elementos que compõem uma identidade visual são: logomarca, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação e elementos das redes sociais.

Qual a importância da identidade visual?

Uma identidade visual arquitetada e marcante é essencial para uma empresa, já que isso leva ao reconhecimento e ao valor da marca. Ou seja, com ela, é possível definir “à primeira vista” quem é a empresa.

E ainda: facilita a identificação da organização nas mais diversas localidades, cria uma identidade gráfica marcante e versátil, contribui para transmitir confiança e estabilidade ao consumidor. 

Um exemplo perfeito é o rótulo vermelho com a tipografia branca da Coca-Cola — reconhecível em qualquer lugar do mundo e que ajuda a gerar muitas vendas à empresa.

Em resumo, a identidade visual é importante para:

• Vender novos produtos;

• Destacar-se da concorrência;

• Melhorar a reputação da empresa;

• Ampliar a reputação da organização e dos seus produtos ou serviços;

• Aumentar a confiabilidade da marca entre os parceiros e consumidores;

• Elaborar campanhas de marketing e fazer com que se tornem reconhecidas;

Uma boa identidade visual na estratégia de qualquer negócio deve ser prioridade. Quando a estratégia é bem trabalhada, mais fácil é o processo de conversão dos clientes. Nos casos em que ela mal desenvolvida, ninguém dá importância ao negócio.

Então quando nos perguntamos “qual é a importância da identidade visual para uma marca?”, a resposta é um claro e sonoro “TODA!”, pois é ela que marca a mente de seus clientes para lembrá-los quem é você.

Acho que nesse conteúdo deixamos muito claro como sua marca precisa de uma identidade visual bem construída, não é?

Quer construir a sua identidade visual, mas não sabe como? 

A FÁBRICA DESIGN te ajuda a garantir que sua empresa faça parte da lista de marcas que é lembrada facilmente pelo público e que impacta a vida de seus clientes!

Por isso, te convidamos a conhecer nosso serviço de planejamento e elaboração de identidade visual.

Conte com projetos exclusivos, feitos para atender às suas necessidades de maneira única e profissional. 

Clique no botão abaixo e faça um orçamento GRATUITO!