Quais as tendências do Marketing Digital para 2023?

Com a chegada do novo ano, novas tendências surgem e as empresas precisam ficar atentas se desejam ter relevância no mercado. Confira as 9 principais tendências para 2023.

Falar do futuro do marketing digital é muito complexo perante uma realidade que tudo se altera muito rapidamente. Contudo, é possível traçar tendências e cenários para o próximo ano, fazendo com que as empresas tenham decisões mais assertivas em relação ao tema.

É inegável que são muitas inovações quando falamos de marketing, assim é imprescindível que uma empresa que queira crescer esteja preparada. Pensando nisso, separamos algumas tendências de marketing digital para 2023:

Data marketing

A primeira tendência para 2023 é uma das mais importantes, pois hoje não se faz marketing sem análise de dados. Uma boa estratégia de marketing só entrega bons resultados se houver uma boa análise de dados. Elas são essenciais para uma boa tomada de decisão.

Marketing Conversacional

Mesmo em relações B2B, clientes e prospects atualmente demandam formas imediatas de contato e querem um canal em tempo real para atendimento. Trazendo isso para uma realidade brasileira, a principal ferramenta hoje é o WhatsApp.

De acordo com a pesquisa Digital 2021, o número de usuários ativos no WhatsApp no Brasil naquele ano era de 137 milhões, o equivalente a 91,7% da população brasileira. No mesmo estudo realizado em 2022, esse percentual saltou para 96,4%, equivalente a 165 milhões de pessoas. Esses números mostram que de um ano para o outro o aplicativo conquistou mais de 28 milhões de usuários ativos no Brasil. 

Hoje, 99% dos brasileiros com acesso a um smartphone usam o WhatsApp como principal meio de comunicação, de acordo com o Panorama de Mensageria da Mobile Times/Opinion Box. 

Você também pode potencializar sua marca e sua estratégia de marketing e vendas através dessa ferramenta, principalmente se conseguir direcionar os visitantes do seu site para uma conversa na plataforma. Um simples botão do WhatsApp no site faz com que você capte mais leads, além de tornar o atendimento ao público mais completo.

É bom dizer que a ideia não é deixar sua estratégia de Marketing dependente do WhatsApp. Ele se insere em uma jornada multicanal, em que vários pontos de contato proporcionam diferentes experiências e conduzem Leads em momentos diversos até a compra.

Uma das maiores vantagens do WhatsApp, além de ser um aplicativo já usado por muita gente, é que ele está em constante evolução. Isso quer dizer que o WhatsApp sempre recebe atualizações e recursos novos, que facilitam a comunicação.

Vídeos Curtos (TikTok/Reels/Shorts)

Com a grande explosão dos vídeos curtos a alguns anos e seu constante crescimento, o Instagram está deixando de ser uma rede social de imagem e se tornando uma plataforma focada em vídeos. O próprio diretor do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a rede — que hoje possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais no mundo, de acordo com a própria empresa — terá cada vez mais vídeos.

Esse tipo de conteúdo tem ganhado mais espaço na plataforma e grande parte dos usuários parecem gostar mais de vídeos curtos do que de fotos. Por isso, a dica da vez é: invista em plataformas como o Instagram (Reels), TikTok e Shorts, redes focadas no formato, para alcançar seu público-alvo. 

Mas entenda, não adianta alcançar pessoas que não se interessam pelo seu produto ou serviço. Crie conteúdos de acordo com sua estratégia digital.

Pequenos influenciadores

As mudanças no meio digital possibilitam novas formas de se fazer marketing e alcançar o público-alvo. Entre essas estratégias, os influenciadores digitais têm ganhado a atenção das organizações, principalmente os nano influenciadores. 

No geral, os pequenos influenciadores são pessoas que possuem um determinado público que os acompanha na internet, seja no TikTok, Instagram, YouTube ou Twitter.

A importância dos pequenos influencers está no fato de que eles possuem um público menor, mas altamente engajado. Sendo assim, contratar um deles pode ajudar a divulgar os produtos ou serviços para pessoas muito apaixonadas por um determinado assunto.

Pessoa para pessoa

Os novos consumidores tendem a preferir empresas que não os tratam como meros números em uma planilha, mas sim de forma humanizada e personalizada. Através do marketing interativo é possível colher valiosos insights de seus clientes, estreitar o relacionamento com ele e aumentar os resultados de vendas de uma empresa.

Essa estratégia de marketing vem cada vez mais sendo usada por diversas empresas através de enquetes, por exemplo. Isso traz diferenciação perante os concorrentes e é uma ótima maneira para aumentar o engajamento entre empresa e consumidor e paralelamente criar uma experiência qualificada.

Construa, fortaleça a sua comunidade e estabeleça relacionamento de longo prazo com ela. Invista em micro influenciadores que fortaleçam a marca. De acordo com relatório da Stackla (2022), 79% dos consumidores dizem que os UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário), impactam positivamente nas decisões de compra dos consumidores.

Eventos híbridos para aumentar o alcance do conteúdo e do networking

Em 2022 houve o retorno nos eventos presenciais, consolidando os encontros híbridos que serão tendência no neste ano . Estávamos com saudades dos apertos de mão, dos abraços e de estar na mesma sala de palestrantes e painelistas, mas ao mesmo tempo percebemos que algumas possibilidades do remoto não devem ser desperdiçadas.

Da mesma forma que os modelos de trabalho híbridos e remotos permitem a contratação de talentos fisicamente distantes, os eventos que combinam o presencial e os vídeos (ao vivo e on demand) proporcionam levar o conteúdo e o networking a muito mais gente.

Busca por voz

“Alexa?”, “Ok Google” e “Hey, Siri” são frases cada vez mais comuns em nosso cotidiano. Isso porque uma tendência que já está presente é a busca por voz.

Além de ser mais prático dizer apenas algumas palavras ao invés de digitar, essa técnica é mais acessível para pessoas com deficiência visual ou com baixa escolaridade.

Portanto, para garantir que os usuários encontrem o seu negócio e, consequentemente, seus produtos e serviços, é necessário que as estratégias de SEO sejam adaptadas, considerando esse novo comportamento de busca feito pelos usuários.

Anúncios no TikTok (TikTok Ads)

Anúncios pagos já são considerados tendência há algum tempo. Se sua empresa ainda não investe em anúncios, sejam eles no Facebook Ads ou Google Ads, está muito atrasado em relação à concorrência. Acredite, eles com certeza investem. Mas como o assunto aqui é tendência, vamos falar de uma que surgiu mais recentemente.

Assim como outras grandes redes sociais, o TikTok também conta com a sua própria plataforma de anúncios pagos? É o TikTok Ads, também conhecido como TikTok for Business. A rápida expansão do TikTok e o surgimento dessa nova necessidade de produzir vídeos rápidos criou uma demanda para o marketing.

Muito mais do que uma plataforma de vídeos curtos, o TikTok tem um grande poder de influência na decisão de compra dos usuários. Isso significa que pode ser extremamente estratégico para uma marca estar presente no TikTok, seja produzindo conteúdos orgânicos ou investindo em anúncios patrocinados.

Torne-se um CEO público

Em 2023, a marca e seu CEO se tornam sinônimos. A ideia de um CEO popular é antiga, Jeff Bezos, Elon Musk, Bill Gates e até Steve Jobs são alguns exemplos.

No Brasil também temos exemplos, como Bianca Andrade com a BOCA ROSA e Virginia Fonseca com a MARIA’S BABY.

A diferença é que, agora, as pequenas e médias empresas entenderam que vale a pena utilizar o seu líder como representante direto da companhia.

Afinal, de acordo com o relatório BrandsGetReal, da Sprout Social, 70% dos consumidores se sentem mais conectados a uma marca quando esse CEO tem uma presença pública nas mídias sociais.

Por fim, é preciso deixar claro que apenas seguir tendências não fará sua empresa ter resultados. É preciso agir conforme a estratégia da sua marca.

Acho que nesse conteúdo conseguimos identificar algumas tendências para este ano de 2023, não é? Quer saber como o marketing estratégico pode fazer sua empresa vender mais? 

Clique no botão abaixo e saiba mais.

Referências

  1. Imagem da capa: <a hef=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/alvo-com-seta-em-fundo-vermelho-para-simbolo-de-objetivo-de-negocios-de-configuracao-e-conceito-de-alvo-de-realizacao-por-renderizacao-3d_25829063.htm#query=tendencias&position=12&from_view=search&track=sph”>Imagem de DilokaStudio</a> no Freepik
  2. https://panoramamobiletime.com.br/pesquisa-mensageria-no-brasil-fevereiro-de-2020/
  3. https://www.nosto.com/blog/